🐾 Vacina Nacional vs. Vacina Importada: Qual a diferença? 🌍
–
Na Animed Clínica Veterinária, nós nos preocupamos com a saúde e o bem-estar dos seus animais de estimação. Por isso, hoje vamos esclarecer uma dúvida comum entre os tutores: qual é a diferença entre a vacina nacional e a vacina importada?
–
Existem 3 fatores que fazem com que a qualidade da vacina nacional seja inferior a vacina importada, e esses fatores acabam levando à falhas, ou seja, a vacina é aplicada, mas por conta desses fatores, acabam não cumprindo sua função de proteger o pet!
1. Distribuição e vendas
Enquanto as vacinas nacionais (não éticas ou não profissionais) são vendidas para todos os tipos de estabelecimentos como agropecuárias e lojas de ração, as vacinas importadas (éticas ou profissionais) são vendidas apenas para veterinários, clínicas e hospitais que necessitam de um veterinário responsável pela venda da mesma.
2. Aplicação
Como a vacina nacional é vendida em qualquer tipo de estabelecimento, sua aplicação é feita por pessoas inexperientes ou é entregue ao proprietário para ser feita em casa.
No entanto, a vacina importada só é utilizada por veterinários que podem examinar o paciente, identificar problemas de saúde e informar se o animal está apto para a vacinação.
3. Armazenamento
A temperatura na qual as vacinas são armazenadas desde o laboratório até a sua utilização é extremamente importante para garantir sua eficácia.
Como as vacinas nacionais são vendidas para qualquer tipo de estabelecimento, pode haver descuido na temperatura de armazenamento. Nesses locais, as vacinas costumam ser armazenadas em geladeiras comuns, sem medição ou controle de temperatura e sem preparação para falta de energia. Em caso de armazenamento inadequado, a vacina perde sua potência, fazendo com que os animais fiquem susceptíveis à doença mesmo após o uso.
–
“lembrando que ambas as vacinas passam por testes de análise e são aprovadas pela ANVISA para serem comercializadas no Brasil.